sexta-feira, 26 de abril de 2013

John Lennon Cabra Macho

John Lennon  Cabra Macho - Por Mariana Salimena
John Lennon foi um artista de muitas facetas. Vimos o John fanfarrão do começo dos Beatles, que fazia caras e bocas no palco e encantava as garotas em "Twist and Shout". Ouvimos o John lunático em "Lucy In The Sky With Diamonds"- influenciado por algumas doses de LSD. Tivemos a honra de conhecê-lo como um blueseiro suicida em "Yer Blues". Fomos apresentados também ao John inocente-engajado de "Imagine", que queria um mundo melhor. Uma espécie de Bono Vox dos anos 70, mas que protestava em uma bela e confortável cama ao lado da sua companheira, não tão bela assim, Yoko Ono.

Dentre os inúmeros Johns que conhecemos, o mais interessante é o John Cabra Macho de "Jealous Guy", canção justamente do álbum "Imagine" de 1971.  Este John deixa de lado o seu engajamento político e sua luta por um mundo bacaninha, para mostrar como age um artista macho de verdade.  Estamos diante de um  homem tomado pelo sentimento de culpa, assumindo suas fraquezas diante da mulher amada. Isso desperta em mim um sentimento de saudosismo. Pouco vejo nas músicas de hoje em dia um eu lírico masculino assumindo uma fraqueza ou admitindo um sentimento de culpa - talvez eu esteja escutando poucas músicas da atualidade, mas tenho a impressão de que cada vez mais os artistas homens tem dificuldade de assumir suas misérias. Mas é de se entender: assumir um fracasso diante de uma mulher é quase dar um tiro no próprio pé. Só mulheres muito especias aceitam o fracasso e a sensibilidade masculina. Yoko era especial? Sim.

O John de "Jealous Guy" é cabra macho, pois tem a coragem assumir publicamente através de uma canção que é fraco, ciumento, inseguro e, que por isso, nem sempre conseguiu tratar sua amada com a consideração que ela merecia. A música é comovente, um sincero pedido de desculpas. Ouvimos um  artista carregando a cruz de ser humano, não mentindo sobre si mesmo, algo raro hoje em dia.  Só os maiores  conseguem.  São raros os que estão preparados para enfrentar o espelho, ou seja, ficar de frente a frente com a criação miserável - imagem e semelhança de Deus. É muito mais conveniente cantar que somos sexies e rebolar como Mick Jagger, porque isso nos garante mais autoestima e mulheres.

Agradecimento especial para Mariana Salimena, responsável pela ilustração do John Lennon Cabra Macho.

Confiram o clipe de Jealous Guy.

 

5 comentários:

  1. demais Gui!adorei!só nao fala "mal" do mick jagger q o pau come!hahahahahha

    mas entao, como dizia paulo de tarso/sao paulo/apostolo paulo, inspirado ou nao por Deus:

    - É na fraqueza que somos fortes."

    concordo plenamente q assumir culpa, medo, insegurança etc, e pedir desculpas é umas das coisas mais dificeis pra maioria!

    ...Pelo jeito o Oasis nao aprendeu muita coisa com o John...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não falei mal do Mick. Só usei a música do Maroon 5 "Move Like Jagger" como exemplo de um tema fácil de se falar - é fácil assumir que somos legais e comedores, mas que somos ciumentos e idiotas poucos assumem.

      Excluir
  2. pod cre, eu entendi perfeitamente, só puxei o saco do meu idolo pra zuar!hahaha

    ResponderExcluir
  3. Um dos principais motivos de o Rock estar "morto" é que ninguém mais fala do assunto mais básico e fundamental do gênero: amor e sexo (o que inclui levar "chifre" e "broxar", obviamente).

    A partir do momento que esses temas pararam de ser tópico principal e foco do Rock, as pessoas começaram a perder o interesse.

    Ótimo artigo, Gui!

    ResponderExcluir